Licenciamento 2019

O Licenciamento Anual de Veículos é um imposto brasileiro. Para fins de cumprimento da legislação de trânsito, os veículos devem ter seus licenciamentos renovados anualmente.

O processo de renovação compreende o recolhimento dos impostos, taxas e multas devidas pelo proprietário do veículo, conforme calendário. Junto com o Licenciamento é cobrado o Seguro Obrigatório (DPVAT). A taxa corresponde a uma licença para trafegar com o veículo e custeia as despesas do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). O licenciamento permite a circulação legalizada dos veículos pelas ruas e estradas de todo o país.

Ao licenciarem seus veículos, os proprietários recebem um novo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), documento de porte obrigatório.

 A falta de Licenciamento acarreta uma série de problemas para o condutor, como apreensão do veículo, multa de R$ 293,47, e sete pontos na carteira (infração gravíssima). Em alguns Estados, o Licenciamento é cobrado no segundo semestre do ano.

Licenciamento 2012

 

 

 

 

 

 
 Veja o calendário IPVA 2019