Alteração de dados na Carteira Nacional de Habilitação – alterar sobrenome

O serviço de alteração de dados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) permite ao condutor manter o seu documento com informações corretas e atualizadas.

Quais são os pré-requisitos?
A CNH deve estar dentro da data de validade, cadastrada no Estado de São Paulo e em situação regular (não estar suspensa ou cassada).

Quais documentos devem ser apresentados?

  • Original e cópia da CNH (modelo com foto) ou original e cópia do RG e do CPF. No lugar do RG, também são válidos documentos de identidade militar emitidos pelo Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica); documentos de identificação funcional emitidos pelas Polícias Federais e Estaduais; documentos de identidade de Conselhos ou Ordens de Classe; Passaporte.
  • Original e cópia do comprovante de endereço emitido até três meses imediatamente anteriores à data da solicitação realizada pelo interessado. Serão aceitos as contas de energia elétrica, água, gás, telefone fixo ou móvel, IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), condomínio, INSS (Comprovante do Instituto Nacional do Seguro Social) e contrato de locação. Os comprovantes de endereço deverão estar em nome do próprio interessado ou parente próximo (cônjuge, companheiro, pais, irmãos e filhos), mediante apresentação de documento original que comprove o parentesco ou estado civil (RG, certidão de casamento ou escritura de união estável, certidão de nascimento);
  • Original e cópia da Certidão de Casamento, quando o RG não estiver atualizado;
  • Original e cópia do documento de averbação judicial (somente para a retirada de sobrenome ou mudança completa de nome, por opção do condutor);
  • Comprovante de pagamento da taxa de emissão da CNH alterada.

OBS.1: Os documentos devem estar em bom estado de conservação e o RG deve conter foto recente que possibilite a identificação do candidato.

  • CNH
  • Alteração de dados na Carteira Nacional de Habilitação – alterar sobrenome